quinta-feira, 6 de março de 2008

Conjuve elege presidente e vice-presidente na primeira reunião ordinária de 2008

21/02/2008 - 16:15
A 12ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) terminou na última quarta-feira (20/2), com a eleição dos conselheiros que vão ocupar os cargos de presidente e vice-presidente no biênio 2008/2009. Para presidente, foi escolhido o secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Juventude, Danilo Moreira, e para vice-presidente, a representante da entidade de apoio Ação Educativa, Maria Virginia de Freitas (Magi). A última gestão foi presidida pela sociedade civil, tendo o governo na vice-presidência. Danilo Moreira é historiador, foi diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE) e participou da elaboração do “Projeto Juventude” do Instituto Cidadania. A Magi é socióloga, mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e coordena o programa Juventude da Ação Educativa.
Na avaliação do novo presidente, Danilo Moreira, o Conjuve tem grandes desafios pela frente, mas a prioridade nesse momento é envolver o novo colegiado nos debates preparatórios da Conferência Nacional de Juventude, que acontece em Brasília, de 27 a 30 de abril, com o objetivo de ampliar ainda mais a participação e reforçar uma consciência na sociedade e nos governos sobre a necessidade de investimento em políticas públicas de juventude. Para o secretário-executivo do Conjuve, José Eduardo de Andrade, a composição e posse do Conselho significam mais uma etapa para o fortalecimento institucional do colegiado e um reforço na implementação da Política Nacional de Juventude.
Essa foi a primeira reunião ordinária do Conjuve em 2008, que começou com a posse dos novos conselheiros, no dia 18/2, onde estiveram presentes o ministro Luiz Dulci e o secretário nacional de Juventude, Beto Cury. Nos dois dias seguintes (19 e 20/2), os participantes organizaram e discutiram as prioridades das comissões temáticas do colegiado, que incluem marco legal, acompanhamento de programas e políticas, acompanhamento do Prlamento e a Conferência Nacional de Juventude.
Um momento importante do encontro foi a divulgação da pesquisa “Juventude e Integração Sul-Americana: caracterização de situações-tipo e organizações juvenis”, desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e pelo Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais (Polis), e que revela as expectativas dos jovens no Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia. Nos dias 25 e 26 de fevereiro, os dois Institutos realizam, no Rio de Janeiro, o seminário internacional “Juventudes Sul-Americanas: o que há de novo?”, para discutir os resultados da pesquisa, que tem por objetivo contribuir para a formulação de políticas para jovens no âmbito do Mercosul. O evento será realizado no Clube de Engenharia, na avenida Rio Branco, nº 124/22º andar, no centro da capital, e não exige inscrição prévia.
Clique aqui para conhecer a programação.
Saiba Mais – O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) é um espaço de diálogo entre a sociedade civil, o governo e a juventude brasileira. É um órgão consultivo e tem por objetivo assessorar o governo federal na formulação de diretrizes da ação governamental; promover estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica juvenil; e assegurar que a Política Nacional de Juventude seja conduzida por meio do reconhecimento dos direitos e das capacidades dos jovens, com ampliação da participação cidadã. O Conselho é composto por 20 representantes do poder público e 40 da sociedade civil, entre integrantes de redes, movimentos e organizações juvenis.
Mais InformaçõesAssessoria de ComunicaçãoSecretaria-Geral da Presidência da República(61) 3411.1407

Nenhum comentário: