quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Acontece em São Paulo a I Conferência Municipal de Juventude

Cerca de mil pessoas, a maioria jovens entre 15 e 29 anos, participaram da I Conferência Municipal de Juventude, no dia 23 de fevereiro, na Universidade Ibirapuera (Av. Interlagos, 1329).

A Conferência faz parte de um processo de construção de políticas públicas de juventude no Brasil, e as discussões e contribuições da Conferência municipal (assim como da Estadual) serão levadas para a I Conferência Nacional de Juventude, que acontece em abril. A intenção da Conferência Municipal era abrir um espaço para que os jovens debatessem as principais prioridades e propostas de políticas para as juventudes da cidade de São Paulo.

Os participantes dividiram-se em grupos temáticos para refletir problemas, prioridades e propostas de políticas. Os temas propostos eram:
Acesso á Cidade e Cultura
Deficiências e mobilidade reduzida
Direitos humanos
Diversidade sexual
Educação
Esporte e lazer
Família, assistência social e violências
Gênero
Meio ambiente
Relações raciais e étnicas
Saúde
Trabalho e renda
A Pastoral da Juventude acompanhou o processo de organização da Conferência e participou do evento pautando questões importantes para os/as jovens nos diversos grupos temáticos e sugerindo e elegendo prioridades para as políticas de juventude.

Além disso, a PJ elegeu delegados e suplentes para a Conferência Estadual e suplente para a Conferência Nacional e continua acompanhando o processo das Conferências.

I Conferência Nacional

A Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude abre um espaço para que jovens (e adultos que militam na causa da juventude) de todo o Brasil se reúnam para discutir a realidade juvenil, definir prioridades e propor ações e programas a serem desenvolvidos pelo poder público.

Por isso, é uma ocasião importante para colocar na agenda nacional as políticas públicas para a juventude, de forma democrática, fortalecendo o debate público sobre a questão. O processo deve ser participativo e o jovem precisa marcar presença. A Conferência é um espaço de diálogo entre sociedade civil e o poder público.

Nenhum comentário: