Quinhentos e treze estudantes do Programa Pro-Jovem receberam o diploma de ensino fundamental e de formação profissional em várias áreas específicas, nesta sexta-feira, 13, no ginásio do Serviço Social do Comércio. Por doze meses, eles puderam estudar as disciplinas da educação formal e se especializaram numa das 21 atividades profissionais disponíveis pela Prefeitura de Rio Branco, com o apoio do Governo Federal.
“É um momento muito importante, porque vemos que estes jovens que antes estavam fora da escola, agora, concluem mais uma etapa de suas vidas, e aprendendo uma profissão”, disse o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim.Para se enquadrar no Pro-Jovem, o beneficiário tem que ter concluído a 4ª série do ensino fundamental, não ter cursado a 8ª série, ter entre 18 e 24 anos, estar fora da escola e nem possuir vínculo empregatício. As atividades profissionais que ele pode aprender vão desde turismo e hotelaria à construção e reparos diversos, alimentação e saúde.
Maria Aparecida Gonçalves, de 20 anos, optou pelo empreendedorismo. Quer montar o seu próprio negócio agora. “Mas não vou deixar de estudar. A partir de agora é bola pra frente de novo, partindo para conquistar o ensino médio, e depois a faculdade”, afirma. Enquanto duraram as aulas, o Governo Federal pagou uma bolsa de R$ 100,00 mensais para cada um dos estudantes e merenda escolar no valor per capita de R$ 0,50. O governo arcou também com os salários dos professores contratados, um total de menos 75, sendo 15 qualificadores, oito assistentes sociais e oito coordenadores.A contrapartida da Prefeitura de Rio Branco foi a de organizar o espaço físico para o desenvolvimento de todas as atividades, que foi adequado para a instalação de laboratórios de informática e no fornecimento de material de consumo e insumos, os livros e equipamentos de multimídia para as Estações da Juventude, como são chamados os grandes núcleos de alunos.
Além do prefeito Angelim, participaram da solenidade, o coordenador Municipal de Juventude, Gabriel Forneck, o secretário Municipal de Educação, Moacir Fecury, a secretária Estadual de Educação, Maria Correa e a coordenadora do Pro-Jovem em Rio Branco, Lídia Mota Diógenes. O Pro-Jovem é considerado um programa estratégico para a Presidência da República e coincide com as políticas públicas empregadas pelo Município, em favor dos jovens, desde janeiro de 2005, com a posse de Raimundo Angelim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário